
Mãos que Falam
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
OBJETIVOS DA OFICINA
-
Reconhecer a utilização da Língua Brasileira de Sinais como forma de promoção da acessibilidade;
-
Perceber o surdo como parte integrante da Sociedade em sua organização social e cultural;
-
Conhecer os aspectos teóricos e práticos da utilização da Língua Brasileira de Sinais;
-
Entender aspectos gramaticais, linguísticos e sintáticos da Libras em nível básico de conhecimentos.
%2018_10_edited.jpg)
Dlian Ruas
Professor/Intérprete de Libras
LIBRAS
A Libras é a Língua Brasileira de Sinais, um idioma visual-motora que usa gestos, expressões faciais e corporais para se comunicar. É uma língua completa, com estrutura gramatical própria, níveis fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos.
A Libras foi criada a partir da mistura da Língua Francesa de Sinais com sinais já usados pelos surdos brasileiros. A sua institucionalização no Brasil começou em 1857, com a abertura do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

%2018_edited.jpg)
Oferta de Libras
O CETI Camillo, por meio do Programa Educa Mais Bahia da Secretaria Estadual da Educação, oferta aos estudantes a oficina de Libras com o intuito de garantir o acesso e permanência de todos/as os cidadãos na escola, pois para muitos, é nela que se tem o primeiro contato com a língua de sinais.
As aulas ocorrem dentro do próprio espaço do Colégio em contraturno, sendo um complemento no processo ensino - aprendizagem dos estudantes.
Inclusão dos surdos
O processo de inclusão dos surdos na sociedade e nas escolas é desafiador, mas pode ser feito com o apoio de profissionais e de uma proposta pedagógica que respeite a individualidade de cada aluno.
