CAMILLO EM AÇÃO E LEITURA EM FOCO!
- Colégio de Tempo Integrado Camillo de Jesus Lima
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Colégio toma frente contra declínio no número de leitores e lança novo clube de leitura.

A prática da leitura pode desenvolver empatia, fomentar a criatividade e melhorar a comunicação para aqueles que a adotam. No entanto, dois tristes índices envergonham os costumes do povo brasileiro: I. Mais da metade da população do país não lê livros, conforme aponta a sexta edição da pesquisa "Retrato da Leitura no Brasil", de 2024; II. A cada 10 brasileiros alfabetizados, 3 são considerados analfabetos funcionais, ou seja, sabem ler e escrever, mas encontram dificuldade em compreender o que decodificam, segundo o Inaf (Índice de Alfabetismo Funcional).
Visando combater essas estimativas, o Colégio Estadual de Tempo Integral Camillo de Jesus Lima lançou o mais novo clube de leitura (que surge na modalidade de oficina do programa “Educa+ Bahia”, do Governo do Estado da Bahia). O objetivo é incentivar a leitura, interpretação e senso crítico dos estudantes, além de reduzir o uso das telas nas atividades escolares e tornar os jovens mais aptos e preparados para o que os aguardam: as provas e vestibulares.

OBRAS EM VERSÕES HQ’S DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DO CETICJL.
PRATELEIRAS DA BIBLIOTECA DO CETICJL E VARIEDADES DE TÍTULOS DISPONÍVEIS.
O clube de leitura, mediado por Luiz Gustavo Bonfim, acontece nas tardes de segundas e sextas-feiras, conduzindo o bom uso dos vários exemplares disponíveis na biblioteca do colégio, sendo uma extensão do processo de leitura que se dá de maneira muito pessoal, tornando-o mais coletivo, e também servindo de suporte ao trabalho dos professores em sala de aula, uma vez que, além das obras literárias e recreativas, a biblioteca é riquíssima em livros didáticos e de pesquisa, reforçando o aprendizado daqueles que a frequentam.
LIVROS PARA PESQUISA, DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA, INCLUINDO LIVRO “AQUARELAS DO BRASIL”, QUE EXIBE PINTURAS DE PAISAGENS, FRUTOS E FLORES DO SÉC XIX, COBIÇADO ENTRE COLECIONADORES E ADMIRADORES DA ARTE E HISTÓRIA BRASILEIRA.
Infelizmente, o clube de leitura corre risco de ser desligado devido à baixa adesão. É comum discutir a falta de incentivo à leitura dentro das instituições de ensino, mas no Camillo existem iniciativas para alimentar o desejo pelos livros nos estudantes, como o próprio clube de leitura e prêmios para reconhecer aqueles que lerem o maior número de livros da biblioteca, ao final de cada ano. No entanto, mesmo com várias ações, há uma falta de comprometimento dos estudantes com a leitura. Por isso, agora é com você, estudante do Camillo! Faça parte e engaje-se no clube de leitura, pois QUEM MUITO LÊ, MUITO ESCREVE, MUITO FALA E MUITO PENSA!
Luiz Gustavo Bonfim.
Comments