top of page
Buscar

CAMILLO NO PÓDIO: PREMIAÇÃO AVE NA FLICONQUISTA

  • Foto do escritor: Lucas Lima
    Lucas Lima
  • 19 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Camillo de Jesus lima - CETI Camillo, são premiados na FliConquista com arte que manifesta e conscientiza sobre o cuidado com o meio ambiente.



Em sua segunda edição, a FliConquista — Feira Literária de Vitória da Conquista — exibiu debates, bate-papos com escritores, lançamento de livros, oficinas e apresentações artísticas, conduzida pelo questionamento "Literatura, o que é?”, que deu tema à mostra de 2024, expandindo o entendimento tradicional de literatura e explorando seus múltiplos horizontes.

A feira literária aconteceu dos dias 13 à 19 de novembro, na Casa de Cultura e no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista - BA, junto ao 11⁰ Encontro Estudantil Territorial, que enriqueceu e democratizou ainda mais o processo ao expor produções confeccionadas pelos estudantes da rede estadual de ensino, através dos Projetos Estruturantes de Arte e Cultura, promovidos pelo Governo do Estado da Bahia, visando a implementação das práticas curriculares.



Exposições artísticas durante abertura da FliConquista 2024.


Acerca disso, a mestra, palestrante, escritora e organizadora da feira, Ester Maria de Figueiredo Souza, exprime o seu entusiasmo diante das expressões recorrentes no evento: “Super animada! É um presente para todos que participam. É a literatura dialogando com as demais artes”.


Riquelmo, entrevistador externo do PodPensar, com organizadora da FliConquista, Ester Figueiredo.


E a equipe do PodPensar acompanhou de perto a abertura da feira literária, realizada pelo coletivo BarraVento, que contou com a exposição de fotografias, audiovisuais, textos literários, danças, apresentações teatrais, corais e, em especial, exibição de quadros, telas e desenhos, no qual o Colégio Estadual de Tempo Integral Camillo de Jesus Lima tivera a honra de ser agraciado — na figura dos estudantes Ana Júlia Brito, Daniel Dutra e Marlon Almeida — na segunda colocação do projeto artístico AVE (Artes Visuais Estudantis), com a obra “Esperança em meio ao caos”.


Premiação do AVE.



Equipe PodPensar durante abertura da FliConquista, entrevistando estudantes colocados no projeto AVE.


Diante das técnicas empregadas, a crianção exala o anseio por um futuro mais sustentável, equilibrado e harmonioso, sendo também uma manifestação e conscientização sobre a situação ambiental em que o mundo se encontra, sobretudo, o Brasil. Vale ressaltar que a arte foi fruto do empenho coletivo e se deu de maneira criativa e espontânea durante o período da Gincana Estudantil 2024, promovida pelo CETICJL, como bem pontuam os autores.


ree

“Esperança em meio ao caos”, de Ana Júlia Brito, Daniel Dutra e Marlon Almeida, 2⁰ lugar no projeto AVE.

(Reportagem: Luiz Gustavo Bonfim)

 
 
 

Comments


bottom of page